Os sobrenomes e seus significados, como conhecemos hoje, são resultados de forma direta do processo histórico brasileiro. Muitas vezes, essas identidades não refletem as verdadeiras raízes dos indivíduos que os carregam. Isso é por causa, principalmente, do apagamento cultural causado pela escravidão e pela colonização, que impuseram nomes e sobrenomes europeus à população negra e indígena.
Ainda assim, ao observarmos a localização das famílias dentro do território do sisal e sua permanência ancestral, é possível reconhecer vínculos históricos e traçar a origem quilombola dessas famílias.
Veremos a seguir, alguns dos sobrenomes mais comuns entre os moradores do quilombo Lagoa do Curralinho, que ajudam a contar essa história de resistência e pertencimento:
– Dos Anjos
Sobrenome de origem portuguesa, que significa literalmente “dos anjos”, forte ligação religiosa, frequentemente dado a pessoas escravizadas recém-batizadas, como forma de “purificação” simbólica.
– Da Cruz
Origem português e com forte carga religiosa. “Da Cruz” é ligado ao símbolo central do cristianismo (a cruz de Cristo), sendo muito utilizado em nomes de conversão forçada.
– Alves
Sobrenome vindo de nomes de pais, derivado de “Álvaro”. É de origem ibérica e era comum entre portugueses. Esse sobrenome pode ter sido herdado de senhores de engenho ou fazendeiros da região, ou então imposto durante o registro civil de ex-escravizados.
– De Jesus
Forte simbologia religiosa cristã. Era frequentemente dado a pessoas batizadas na igreja católica, especialmente aquelas de origem africana ou indígena. Muito comum entre pessoas negras libertas e seus descendentes.


